Projeto Pintores famosos







 Atividade coletiva.

Artista Plástico: Gustavo Rosa
Técnica aplicada: Colagem, e tinta guache ou tinta a dedo.
Material: Retalhos de papeis, tinta a dedo ou guache (azul),cartolina branca.
Eixo curricular:Matemática;Linguagem oral;Artes visuais (o fazer artístico e leitura de mundo)
1.       Etapa
Apresentar as cores primária para as crianças por meio de brincadeiras, objetos da sala, tatame entre outros.
Depois utilizando o recurso pedagógico “DVD” apresentar  o video da galinha pintadinha “cão amigo” ou Xuxa só para baixinhos 10 “o txutxucão já chegou”
2.       
Na roda de conversa apresentar a obra “o cachorro” do Gutavo Rosa de mostrando a riqueza de cores retomando as cores primárias, explorando a imagem.
·         O corpo do cachorro esta pintado, com quantas cores, vamos contar.
·         Quais são as cores que esta pintado o corpo do cachorro.
·         A quantidade de patas, vamos contar.
Após explorar a imagem a próxima etapa é: apresentar para as crianças os materiais que serão utilizados na construção da atividade.
Utilizar a linguagem simples para apresentar a biografia do artísta plático.





Atividade Individual

Artista plástico: Romero Britto.
Obra: Borboleta
Técnica aplicada:  Desenho(colorir) e traçado.
Material: folha A4, giz de cera, canetinha preta
Recurso pedagógico: Música relacionada com o tema.
Eixo curricular:  natureza e sociedade, linguagem oral, matemática, artes visuais
Habilidades:
Natureza e sociedade: participar em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais interagindo com adultos e outras crianças.
Linguagem oral: Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor,
Matemática: comparar figuras geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem, planificar e construir sólidos geométricos através de vivências,
Artes visuais: *fazer artístico*manipular diferentes materiais, e valorizar suas próprias criações e dos amigos, ampliarem os elementos básicos do desenho com intencionalidade, reconhecer a linha como elemento do desenho.
 1Etapa:  Apresentar a obra do artista Romero Brito,
 Cantar a música Borboletinha.
2 etapa:  entregar para as crianças a atividade pré desenhada  (desenho da borboleta sem os detalhes de traçados e ou formas geométricas), após a observação detalhada da obras , pinte utilizando os materiais disponíveis.





Atividade coletiva.

Artista plástico: Luciano Martins.
Obra: Peixe
Técnica aplicada: Carimbo, colagem, pintura.
Material: tinta plástica, tinta guache, cola branca, materiais diversos.
Recurso pedagógico: Música relacionada com o tema.
Eixo curricular: Natureza e sociedade, linguagem oral, matemática e artes visuais.
Habilidades:
Natureza e sociedade: participar em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais interagindo com adultos e outras crianças.
Linguagem oral: Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor,
Matemática: Perceber nas formas  e a construção de imagens sobrepondo a modelos pré estabelecidos de figuras,
Artes visuais: fazer artístico manipular diferentes materiais, e valorizar suas próprias.
 1Etapa:  Na roda de música apresentar a música da se eu fosse um peixinho,.

2 etapa: utilizando a técnica do carimbo pinte o fundo da cartolina,pinte a caixa de ovos colorida depois cole na cartolina para representar as escamas,faça o rosto do peixe utilizando a tinta plástica





Atividade Individual
Artista Plástico: Gustavo Rosa
Obra: Galo
Técnica aplicada: Pintura e colagem.
Material: tinta a dedo diversas cores, tinta plástica, cola, forma geométrica, pena colorida.
Eixo curricular: matemática(espaço e forma); linguagem oral (participar de de situações de comunicação mediada pelo professor); artes fazer artístico( manipular diversos materiais e valorizar suas produções e dos colegas)
  1. Etapa: utilizar como recurso didático livros infantis com imagens de animais do campo e apresentar a imagem do galo, galinha, pintinho.
  2. Cantar com as crianças a música do seu lobato;
Apresentar a obra do Gustavo Rosa “Galo” , logo em seguida fazer a demonstração dos materiais .

Auxilie o aluno na releitura da imagem do galo utilizando a tinta a dedo para fazer o corpo do galo(o aluno escolhe as cores), cola o bico do galo e as penas .e utilizar cola colorida para fazer a crista e a pata.



Atividade individual.
Técnica aplicada: colagem
Material:  retalhos de papel color set
Eixo curricular: matemática: formas e cores; linguagem oral; artes o fazer artístico; natureza e sociedade.
Etapa:
  • Utilizar como recurso pedagógico o filme “rio” para as crianças perceberem as características e diferenças das diversas aves Brasileiras.
  • Apresentar a obra do artista plástico na roda de conversa discriminando os detalhes da imagem ;
  • Apresentar os materiais que serão utilizados e a técnica aplicada.
 Atividade coletiva.

Artista plástico: Luciano Martins
Obra: Borboleta.
Técnica aplicada: colagem, pintura e sombreado.
Material: retalhos de color set diversas cores, tinta guache ou tinta a dedo, tinta plástica, durex colorido.
Recurso pedagógico: Músicas e origami relacionado com o tema.
Eixo curricular: Natureza e sociedade, linguagem oral, matemática e artes visuais.
Habilidades:
Natureza e sociedade: participar em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais interagindo com adultos e outras crianças.
Linguagem oral: Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor,
Matemática: Perceber nas formas de tangram e origami a construção de imagens sobrepondo a modelos pré estabelecidos de figuras,
Artes visuais: fazer artístico manipular diferentes materiais, e valorizar suas próprias produções e dos colegas.
1 etapa:  na roda de música apresentar a música da borboletinha interagindo com as crianças faça o origami da borboleta.
2 etapa:  fazer o contorno da borboleta na cartolina branca com canetão preto (efeito de sombreado) , pintar toda volta com tinta ou guache como efeito de fundo, pinte as asas da borboleta (cor: sugestão dos alunos), e o rosto e o corpo pintar com tinta plástica.
3 etapa: cole os círculos e corações, para finalizar passe o durex colorido em toda volta da cartolina para representar o efeito moldura.




Atividade Individual

Artista plástico: Romero Britto.
Obra: Maça
Técnica aplicada:  Colagem
Material: folha A4 colorida, retalhos de color set (a maçã cortada em partes “reproduzir quebra cabeça”
Eixo curricular: natureza e sociedade, linguagem oral, matemática, artes visuais.
Habilidades:
Natureza e sociedade: participar em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais interagindo com adultos e outras crianças; Valorizar o cuidado com a alimentação e saúde.
 Linguagem oral: Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor,
Matemática: comparar figuras geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem, planificar e construir sólidos geométricos através de vivências, Desenvolvimento do raciocínio lógico,comparação do tamanho das figuras com o critério de tamanho.
Artes visuais: *fazer artístico*manipular diferentes materiais, e valorizar suas próprias criações e dos amigos, ampliarem os elementos básicos do desenho com intencionalidade, reconhecer a linha como elemento do desenho.
 Recurso pedagógico: Dvd palavra cantada e música Pomar.
1Etapa:  Apresentar o artista Romero Brito.
2 Etapa: Apresentar a figura e a canção Pomar (palavra cantada).
3 etapa:  entregar para as crianças a atividade pré desenhada  (desenho da borboleta sem os detalhes de traçado e ou formas geométricas), após a observação detalhada da obras , pinte utilizando os materiais disponíveis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEMBRANCINHA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER