Projeto Pintores famosos
Atividade
coletiva.
Artista Plástico: Gustavo Rosa
Técnica aplicada: Colagem, e tinta guache ou tinta a dedo.
Material: Retalhos de papeis, tinta a dedo ou guache (azul),cartolina
branca.
Eixo curricular:Matemática;Linguagem oral;Artes visuais (o fazer artístico e leitura de mundo)
1.
Etapa
Apresentar as cores
primária para as crianças por meio de brincadeiras, objetos da sala, tatame
entre outros.
Depois utilizando o recurso
pedagógico “DVD” apresentar o video da
galinha pintadinha “cão amigo” ou Xuxa só para baixinhos 10 “o txutxucão já
chegou”
2.
Na roda de conversa
apresentar a obra “o cachorro” do Gutavo Rosa de mostrando a riqueza de cores
retomando as cores primárias, explorando a imagem.
·
O corpo do cachorro esta pintado, com quantas cores, vamos
contar.
·
Quais são as cores que esta pintado o corpo do cachorro.
·
A quantidade de patas, vamos contar.
Após
explorar a imagem a próxima etapa é: apresentar para as crianças os materiais
que serão utilizados na construção da atividade.
Utilizar
a linguagem simples para apresentar a biografia do artísta plático.
Atividade Individual
Artista plástico: Romero Britto.
Obra: Borboleta
Obra: Borboleta
Técnica aplicada: Desenho(colorir)
e traçado.
Material: folha A4, giz de cera, canetinha preta
Recurso pedagógico: Música relacionada com o tema.
Eixo curricular: natureza
e sociedade, linguagem oral, matemática, artes visuais
Habilidades:
Natureza e sociedade: participar em situações que integrem
músicas, canções e movimentos corporais interagindo com adultos e outras
crianças.
Linguagem oral: Participar de situações coletivas de
comunicação mediadas pelo professor,
Matemática: comparar figuras geométricas
presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem, planificar e
construir sólidos geométricos através de vivências,
Artes visuais: *fazer artístico*manipular diferentes
materiais, e valorizar suas próprias criações e dos amigos, ampliarem os
elementos básicos do desenho com intencionalidade, reconhecer a linha como
elemento do desenho.
1Etapa:
Apresentar a
obra do artista Romero Brito,
Cantar a música Borboletinha.
2 etapa:
entregar para as crianças a atividade pré desenhada (desenho da borboleta sem os detalhes de
traçados e ou formas geométricas), após a observação detalhada da obras , pinte
utilizando os materiais disponíveis.
Artista plástico: Luciano Martins.
Obra: Peixe
Técnica aplicada: Carimbo, colagem, pintura.
Material: tinta plástica, tinta guache, cola
branca, materiais diversos.
Recurso pedagógico: Música relacionada com o tema.
Eixo curricular: Natureza e sociedade, linguagem oral,
matemática e artes visuais.
Habilidades:
Natureza e sociedade: participar em situações que integrem
músicas, canções e movimentos corporais interagindo com adultos e outras
crianças.
Linguagem oral: Participar de situações coletivas de
comunicação mediadas pelo professor,
Matemática: Perceber nas formas e a construção de imagens sobrepondo a
modelos pré estabelecidos de figuras,
Artes visuais: fazer artístico manipular diferentes
materiais, e valorizar suas próprias.
1Etapa:
Na roda de
música apresentar a música da se eu fosse um peixinho,.
2 etapa: utilizando a técnica do carimbo pinte
o fundo da cartolina,pinte a caixa de ovos colorida depois cole na cartolina
para representar as escamas,faça o rosto do peixe utilizando a tinta plástica
Atividade
Individual
Artista Plástico: Gustavo Rosa
Obra: Galo
Técnica
aplicada: Pintura e colagem.
Material:
tinta a dedo diversas cores, tinta plástica, cola, forma geométrica, pena
colorida.
Eixo
curricular: matemática(espaço e forma); linguagem oral (participar de de
situações de comunicação mediada pelo professor); artes fazer artístico(
manipular diversos materiais e valorizar suas produções e dos colegas)
- Etapa: utilizar como recurso didático livros
infantis com imagens de animais do campo e apresentar a imagem do galo,
galinha, pintinho.
- Cantar com as crianças a música do seu lobato;
Apresentar a obra do Gustavo Rosa “Galo” , logo em
seguida fazer a demonstração dos materiais .
Auxilie o aluno na releitura da imagem do galo
utilizando a tinta a dedo para fazer o corpo do galo(o aluno escolhe as cores),
cola o bico do galo e as penas .e utilizar cola colorida para fazer a crista e
a pata.
Atividade
individual.
Técnica
aplicada: colagem
Material: retalhos de papel color set
Eixo
curricular: matemática: formas e cores; linguagem oral; artes o fazer artístico; natureza e sociedade.
Etapa:
- Utilizar como recurso pedagógico o filme “rio” para as crianças perceberem as características e diferenças das diversas aves Brasileiras.
- Apresentar a obra do artista plástico na roda de conversa discriminando os detalhes da imagem ;
- Apresentar os materiais que serão utilizados e a técnica aplicada.
Atividade coletiva.
Artista plástico: Luciano Martins
Obra: Borboleta.
Técnica aplicada: colagem, pintura e sombreado.
Material: retalhos de color set diversas cores,
tinta guache ou tinta a dedo, tinta plástica, durex colorido.
Recurso pedagógico: Músicas e origami relacionado com o
tema.
Eixo curricular: Natureza e sociedade, linguagem oral,
matemática e artes visuais.
Habilidades:
Natureza e sociedade: participar em situações que integrem
músicas, canções e movimentos corporais interagindo com adultos e outras
crianças.
Linguagem oral: Participar de situações coletivas de
comunicação mediadas pelo professor,
Matemática: Perceber nas formas de tangram e
origami a construção de imagens sobrepondo a modelos pré estabelecidos de
figuras,
Artes visuais: fazer artístico manipular diferentes
materiais, e valorizar suas próprias produções e dos colegas.
1 etapa:
na roda de música apresentar a música da borboletinha interagindo com as
crianças faça o origami da borboleta.
2 etapa:
fazer o contorno da borboleta na cartolina branca com canetão preto
(efeito de sombreado) , pintar toda volta com tinta ou guache como efeito de
fundo, pinte as asas da borboleta (cor: sugestão dos alunos), e o rosto e o
corpo pintar com tinta plástica.
3 etapa: cole os círculos e corações, para
finalizar passe o durex colorido em toda volta da cartolina para representar o
efeito moldura.
Atividade
Individual
Artista plástico: Romero Britto.
Obra: Maça
Técnica aplicada: Colagem
Material: folha A4 colorida, retalhos de color
set (a maçã cortada em partes “reproduzir quebra cabeça”
Eixo curricular: natureza e sociedade, linguagem oral,
matemática, artes visuais.
Habilidades:
Natureza e sociedade: participar em situações que integrem
músicas, canções e movimentos corporais interagindo com adultos e outras
crianças; Valorizar o cuidado com a alimentação e saúde.
Linguagem oral: Participar de situações coletivas de
comunicação mediadas pelo professor,
Matemática: comparar figuras geométricas
presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem, planificar e
construir sólidos geométricos através de vivências, Desenvolvimento do
raciocínio lógico,comparação do tamanho das figuras com o critério de tamanho.
Artes visuais: *fazer artístico*manipular diferentes
materiais, e valorizar suas próprias criações e dos amigos, ampliarem os
elementos básicos do desenho com intencionalidade, reconhecer a linha como
elemento do desenho.
Recurso pedagógico: Dvd palavra cantada e música Pomar.
1Etapa:
Apresentar o
artista Romero Brito.
2 Etapa: Apresentar a figura e a
canção Pomar (palavra cantada).
3 etapa:
entregar para as crianças a atividade pré desenhada (desenho da borboleta sem os detalhes de
traçado e ou formas geométricas), após a observação detalhada da obras , pinte
utilizando os materiais disponíveis.
Comentários
Postar um comentário